quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Humanizasus III


Olá, hoje destaco para vocês um trecho do Documento Humaniza SUS, que trata da Implantação do serviço humanizado nas unidades de saúde. Nossas atualizações continuam semanalmente as quintas-feiras como sempre. Espero que seja útil e que gostem. Até o próximo post!

Implantação e funcionamento da PNH
Para a implantação de uma PNH efetivamente transversal às demais ações e políticas de saúde, é necessário combinar a atuação descentralizada dos diversos atores que constituem o SUS, com a articulação e a coordenação necessárias à construção de sinergia e ao acúmulo de experiências.
Assim, ao mesmo tempo em que são experimentadas novas propostas de ação e multiplicadas – com as devidas mediações – as experiências exitosas, os processos de debate e pactuação entre os níveis federal, esta­dual e municipal do SUS deverão consolidar a Humanização como uma estratégia comum e disseminada por toda a rede de atenção.
Dessa forma, cabe à Coordenação da PNH articular a atuação das áreas do Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que contribui para o forta­lecimento das ações das secretarias estaduais e das secretarias municipais de saúde. Assim, esquematicamente, o que se propõe está representado no diagrama a seguir: MS - áreas/coordenações - programas específicos SES - gestor estadual CES-GTH - serviços Coordenação da PNH - coordenação técnico-política - grupo de apoio técnico consultores regionais SMS - gestor municipal CMS-GTH - serviços



Nenhum comentário:

Postar um comentário