segunda-feira, 3 de julho de 2023

CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO - OFICIAL MIN. da SAÚDE

    Publico hoje informações constante  na página do Ministério da Saúde sobre vacinação no País, com Link para um calendário de Vacinação deste ano. Espero que gostem e que seja útil!

CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias. A vacinação protege você e a população, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem.

Vacine-se!

Não podemos deixar de buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São mais de 20 vacinas, disponibilizadas nas salas de vacinação do SUS, com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas. Vacinar é um ato de amor!  Não vamos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças!

 

1. BCG,

11. Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela),

2. Hepatite B,

12. DTP,

3. Penta,

13. Hepatite A,

4. Pólio inativada,

14. Varicela,

5. Pólio oral,

15. Difteria e tétano adulto (dT),

6. Rotavírus,

16. Meningocócica ACWY,

7. Pneumo 10,

17. HPV quadrivalente,

8. Meningo C,

18. dTpa,

9. Febre amarela,

19. Influenza (esta ofertada durante Campanha anual)

10. Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

20. Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)

 

- Lembrem-se que a saúde é uma responsabilidade de todos nós.

- Mantenham o cartão de vacinas atualizado!

 

QUAIS VACINAS ENCONTRO NO SUS?

Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo PNI (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Destas, 18 são vacinas só para crianças e adolescentes ofertadas no Calendário Nacional de Vacinação.

O QUE É PRECISO SER FEITO PARA ME VACINAR?

Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas mais de 38 mil salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos. Para quem perdeu o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via. A ausência da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para se vacinar. O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.

AS VACINAS SÃO SEGURAS?

Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias. É importante saber também que toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes.

 

No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. E não é só isso. O acompanhamento de eventos adversos continua acontecendo depois que a vacina é licenciada, o que permite a continuidade de monitoramento da segurança do produto. O Programa Nacional de Imunizações realiza ainda o monitoramento dos eventos adversos pós vacinação de todas as vacinas oferecidas pelo programa, em parceria com a Anvisa.

 

Campanhas

O Ministério da Saúde promove duas campanhas anuais de vacinação, junto com Secretarias de Saúde de estados, municípios e Distrito Federal. São as campanhas da gripe, realizada no primeiro semestre, antecedendo o período mais frio do ano, e de atualização da Caderneta de Vacinação. Além disso, a cada quatro anos, todas as crianças menores de cinco são também alvo da campanha de vacinação contra sarampo.


CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO OFICIAL

Serviço:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/calendario-vacinal-2022/ms_influenza_cartaz_pni_64x46cm_21set_eleitoral-3.pdf

 

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário