A cannabis é uma planta com diversas aplicações, incluindo a medicinal. Seus derivados, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), têm sido estudados por décadas e têm demonstrado eficácia no tratamento de uma variedade de condições.
Alívio da dor crônica
A cannabis é um potente analgésico, podendo ser eficaz no alívio da dor crônica de várias origens, incluindo dor neuropática, dor oncológica e dor muscular.
Controle de sintomas de doenças neurológicas
A cannabis pode ajudar a controlar os sintomas de uma variedade de doenças neurológicas, incluindo epilepsia, esclerose múltipla, Parkinson e Alzheimer.
Melhora do apetite e náuseas
A cannabis pode ser eficaz no aumento do apetite e na redução de náuseas e vômitos, que são frequentemente associados a tratamentos médicos como quimioterapia e radioterapia.
Gerenciamento de ansiedade e depressão
A cannabis pode ser útil no gerenciamento de ansiedade e depressão, embora estudos adicionais sejam necessários para confirmar esses benefícios.
Outras aplicações
Além das aplicações mencionadas acima, a cannabis medicinal também tem sido estudada para o tratamento de uma variedade de outras condições, incluindo:
- Inflamação
- Insônia
- Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
- Glaucoma
- Artrite
- Doença de Crohn
Pesquisa e regulamentação
A pesquisa sobre as aplicações medicinais da cannabis ainda está em andamento, mas os resultados até o momento são promissores. A cannabis é uma substância segura e eficaz que pode oferecer benefícios significativos para pacientes com uma variedade de condições.
No Brasil, a cannabis medicinal foi regulamentada em 2019. O acesso à cannabis medicinal é permitido por meio de prescrição médica, mas ainda existem desafios, como a falta de informação e a burocracia.
A cannabis medicinal é uma opção de tratamento promissora para uma variedade de condições. Com mais pesquisas e regulamentação, a cannabis medicinal tem o potencial de melhorar a vida de milhões de pessoas.
Os tratamentos com canabis e seus derivados são indicados para pacientes com doenças crônicas e degenerativas, como epilepsia, dor crônica, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer e câncer. Os medicamentos à base de canabis são utilizados para reduzir a dor, a inflamação, as náuseas e vômitos, e a ansiedade.
São estes os tratamentos com canabis e seus derivados na rede SUS dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Niterói e Maricá:
Em todos esses município estão concentrados e são realizados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O NASF é uma equipe multidisciplinar que presta apoio às Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde
Em São Gonçalo, o NASF oferece tratamento com canabis e seus derivados desde 2019. O atendimento é realizado na UBS Vila Lage.
Em Itaboraí, o NASF oferece tratamento com canabis e seus derivados desde 2020. O atendimento é realizado na UBS Itaboraí.
Em Niterói, o NASF oferece tratamento com canabis e seus derivados desde 2021. O atendimento é realizado na UBS Santa Rosa.
Em Maricá, o NASF oferece tratamento com canabis e seus derivados desde 2022. O atendimento é realizado na UBS Jardim Excelsior.
Para ter acesso ao tratamento com canabis e seus derivados na rede SUS, o paciente deve passar por uma avaliação médica. O médico irá avaliar a necessidade do tratamento e indicar o medicamento mais adequado.
Os medicamentos à base de canabis são fornecidos gratuitamente pelo SUS. O paciente deve retirar o medicamento na farmácia da UBS onde está sendo atendido.
A seguir, estão listados os medicamentos à base de canabis que são fornecidos pelo SUS:
- Canabidiol (CBD): é um composto não psicoativo da cannabis. É indicado para reduzir a dor, a inflamação, as náuseas e vômitos, e a ansiedade.
- Tetrahidrocanabinol (THC): é o composto psicoativo da cannabis. É indicado para reduzir a dor, a inflamação, e as náuseas e vômitos.
- Canabidiol e tetrahidrocanabinol (CBD/THC): é uma combinação dos dois compostos. É indicado para reduzir a dor, a inflamação, e as náuseas e vômitos.
É importante ressaltar que os medicamentos à base de canabis ainda estão em fase de pesquisa. Mais estudos são necessários para avaliar a eficácia e a segurança desses medicamentos a longo prazo.
https://conectesus-paciente.saude.gov.br/
https://www.saogoncalo.rj.gov.br/
https://site.ib.itaborai.rj.gov.br/
https://niteroi.rj.gov.br/
https://www.marica.rj.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário