Olá,
Hoje destaco para vocês, mais um trecho do Manual para Entender o SUS, que traz
mais uma parte da lei 8080/90 com a íntegra de seu texto, que tem como principal ponto de interesse o acompanhamento do trabalho de parto nas unidades do SUS. Nossas atualizações
continuam semanalmente as quintas-feiras como sempre. Espero que seja útil e
que gostem. Até o próximo post!
Capítulo V
Do subsistema de
atenção à saúde indígena
Art. 19–A. As ações e
serviços de saúde voltados para o atendimento das populações
indígenas, em todo o
território nacional, coletiva ou individualmente, obedecerão ao
disposto nesta Lei.
Art. 19–B. É instituído
um Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, componente do Sistema Único de Saúde
– SUS, criado e definido por esta Lei, e pela Lei no 8.142, de 28 de dezembro
de 1990, com o qual funcionará em perfeita integração.
Art. 19–C. Caberá à
União, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde
Indígena.
Art. 19–D. O SUS
promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os órgãos
responsáveis pela Política Indígena do País.
Art. 19–E. Os Estados,
Municípios, outras instituições governamentais e não governamentais poderão
atuar complementarmente no custeio e execução das ações.
Art. 19–F. Dever–se–á
obrigatoriamente levar em consideração a realidade local e as especificidades da
cultura dos povos indígenas e o modelo a ser adotado para a atenção à saúde
indígena, que se deve pautar por uma abordagem diferenciada e global,
contemplando os aspectos de assistência à saúde, saneamento básico, nutrição,
habitação, meio ambiente, demarcação de terras, educação sanitária e integração
institucional.
Art. 19–G. O Subsistema
de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado
e regionalizado.
§ 1o O Subsistema de
que trata o caput deste artigo terá como base os Distritos Sanitários Especiais
Indígenas.
§ 2o O SUS servirá de
retaguarda e referência ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, devendo,
para isso, ocorrer adaptações na estrutura e organização do SUS nas regiões
onde residem as populações indígenas, para propiciar essa integração e o
atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminações.
§ 3o As populações
indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local,
regional e de centros
especializados, de acordo com suas necessidades, compreendendo a atenção
primária, secundária e terciária à saúde.
Art. 19–H. As
populações indígenas terão direito a participar dos organismos colegiados de
formulação, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, tais como o
Conselho Nacional de Saúde e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde,
quando for o caso.
Capítulo Vi
Do subsistema de atendimento
e internação domiciliar
Art. 19–I. São
estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e
a internação domiciliar.
§ 1o Na modalidade de
assistência de atendimento e internação domiciliares incluem–
se, principalmente, os
procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de
assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes
em seu domicílio.
§ 2o O atendimento e a
internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que
atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.
§ 3o O atendimento e a
internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com
expressa concordância do paciente e de sua família.
Capítulo Vii
Do subsistema de acompanhamento
durante o trabalho de Parto, Parto e Pós–Parto imediato
Art. 19–J. Os serviços
de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, da rede própria ou conveniada, ficam
obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante
todo o período de trabalho de parto, parto e pós–parto imediato.
§ 1o O acompanhante de
que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.
§ 2o As ações
destinadas a viabilizar o pleno exercício dos direitos de que trata este
artigo constarão do
regulamento da lei, a ser elaborado pelo órgão competente do Poder Executivo.
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