terça-feira, 28 de outubro de 2025

Cresce a estimativa de cura para o Câncer de Próstata

A estimativa de cura para pacientes com câncer de próstata pode chegar a até 98%. A avaliação é do supervisor de robótica do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O resultado depende do estágio da doença, do tipo de câncer e do momento em que o paciente foi tratado.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para este ano 71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Depois do câncer não cutâneo, este tipo de câncer é o que apresenta maior frequência e impacto na população masculina. Dados do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, em 2023, ocorreram 17.093 óbitos em decorrência da doença, o que significa 47 mortes por dia.
Os homens precisam se cuidar. Este é o mote da Campanha Novembro Azul 2025, que a instituição está prestes a lançar. Não é só a próstata. Tem todo um conceito de saúde por trás disso tudo. É a saúde do homem que está em jogo; não só a saúde da próstata.
A Campanha Novembro Azul entra para fazer com que os homens se lembrem dessas informações e procurem um médico urologista. Uma das dificuldades apontadas pelo especialista da SBU é que o homem não tem o hábito de visitar o médico com frequência, como ocorre com as mulheres em relação ao ginecologista.

Inserido na Campanha Novembro Azul deste ano, a SBU fará um mutirão de atendimentos em Florianópolis (SC), no próximo dia 12, dentro do 40º Congresso Brasileiro de Urologia, que ocorrerá no período de 15 a 18 daquele mês. O mutirão vai alertar sobre o câncer de próstata e submeter muitos homens à avaliação sobre esse tipo de doença. Caso alguns tenham suspeita de câncer de próstata, serão encaminhados para biópsia. Caso a biópsia confirme o câncer, os homens serão direcionados para o melhor tratamento.
SUS
Atualmente, a cirurgia robótica é a mais adotada pelos urologistas para a retirada de tumores da próstata.
ROBÓTICA 
A cirurgia de câncer de próstata por robótica é como se fosse uma cirurgia laparoscópica. O procedimento inclui portais que são colocados no abdomen ou no tórax do paciente, dependendo de onde será a cirurgia, por onde entram equipamentos chamados pinças. As pinças são acopladas aos braços robóticos que são manipulados ou coordenados pelo cirurgião, que se encontra sentado fora do acesso ao paciente, em um local chamado console. Contudo, sempre junto ao paciente tem outro cirurgião que auxilia no procedimento. A cirurgia robótica permite que o cirurgião tenha uma visão 3D ampliada e um controle mais preciso dos movimentos.
A cirurgia laparoscópica difere da cirurgia endoscópica, em que o equipamento (pinça) entra no paciente pela uretra, para raspagem da próstata, quando não há câncer no local. Almeida reafirmou que os pacientes com câncer de próstata localizado submetidos à cirurgia têm estimativa de cura, em tumores sem metástese, que chega até a 98% da doença.
Com informações da Agência Brasil https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-10/cura-de-cancer-de-prostata-pode-chegar-ate-98
27/06/2025



quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Aprovada medicação para quem sofre de apneia do sono

Anvisa aprova uso de Mounjaro para tratamento da apneia do sono
Medicamento tem como princípio ativo a tirzepatida e já era aprovado no país para o tratamento da diabetes tipo 2
A Anvisa aprovou o uso do Mounjaro para o tratamento da apneia do sono em adultos com obesidade. A decisão foi assinada na última sexta-feira (17) e publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.
O Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida e já era aprovado no país para o tratamento da diabetes tipo 2.
A apneia obstrutiva do sono (AOS), ou simplesmente apneia do sono, é um distúrbio caraterizado por episódios repetidos de respiração irregular devido ao bloqueio completo ou parcial das vias aéreas superiores. Os principais sintomas incluem ronco, despertar recorrente e sonolência diurna.
Estudos comprovam eficácia
A decisão da Anvisa se baseou em estudos clínicos que já haviam demonstrado a eficácia da tirzepatida no tratamento da apneia do sono.
Melhora na qualidade do sono
Além de causar uma piora na qualidade do sono, a apneia do sono pode resultar em níveis reduzidos de oxigênio no sangue, o que muitas vezes é associado a um maior risco de complicações cardiovasculares.
Atualmente, um dos tratamentos mais comuns para essa condição é a pressão contínua nas vias aéreas (CPAP). A terapia utiliza uma máquina para manter as vias aéreas abertas durante o sono, o que evita interrupções na respiração.
Além disso, o uso da substância melhorou outros aspectos relacionados à apneia do sono, reduzindo os fatores de risco de doenças cardiovasculares e o peso corporal.
O efeito colateral mais comum relatado foram problemas estomacais leves.
Com informações do G1

O que se sabe sobre a liberação
Decisão da Anvisa: A aprovação ocorreu recentemente, com a decisão sendo publicada no Diário Oficial da União em outubro de 2025.
Nova indicação: O Mounjaro já era aprovado no Brasil para o tratamento de diabetes tipo 2 e, desde junho de 2025, para obesidade. Agora, pode ser usado também para a apneia obstrutiva do sono moderada a grave em pacientes obesos.
Resultados de estudos: A decisão da Anvisa se baseou em estudos clínicos que demonstraram resultados positivos no controle da doença. Uma pesquisa publicada em 2024 na revista New England Journal of Medicine mostrou que a tirzepatida reduziu significativamente as interrupções respiratórias e melhorou a oxigenação do sangue.
Benefícios adicionais: Além de melhorar os episódios de apneia, o tratamento com Mounjaro também apresentou benefícios como a perda de peso, o que é um fator crucial para pacientes com apneia obstrutiva relacionada à obesidade.
Alternativa terapêutica: A aprovação representa uma nova alternativa para pacientes que, antes, dependiam principalmente de dispositivos como o CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) para gerenciar a condição. 

Sempre antes de usar qualquer medicação procure orientação médica.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Alerta para campanha nacional de Imunização


Atenção IMPORTANTE 
Nunca é demais alertar para as datas importantes do calendário de vacinação do SUS.
O nosso PNI - Programa Nacional de Imunização - é uma conquista de toda a população. 
Bora atualizar a caderneta de vacinação de nossos pequenos e de nossos jovens?
Período 06 a 31 / 10
Público-alvo Crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Dia D de Mobilização 18 de outubro (sábado), com postos de saúde abertos.
Objetivo Resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação em atraso.
Vacinas Disponíveis Todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação de
2025, incluindo, mas não se limitando a: BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite
(inativada), Rotavírus, Pneumocócica 10v, Meningocócica C e ACWY, Inf l uenza
(gripe), Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola),
Varicela (Catapora), DTP, Hepatite A e HPV.
Onde se vacinar Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais locais de vacinação
informados pelo seu município.
Documentos Necessários Caderneta de Vacinação, Cartão SUS e CPF.
Atenção Especial Manter a vacinação contra o HPV em dia é uma das prioridades,
por proteger contra câncer de colo do útero e de pênis, entre outros.
Com informações da Fiocruz.